É muito mais comum do que se pensa, ocorrerem problemas ao realizar a instalação de sistemas de automação comercial, devido a pequenos erros cometidos por outros profissionais (Pedreiros, Eletricistas, Marceneiros, etc...) em não terem o conhecimento dos requisitos básicos para suporte a automação que será instalada no estabelecimento, além do que, muitos estabelecimentos acabam por locar suas estruturas físicas, que ao serem construidas, não levaram em conta tais necessidades.

Então pensando nisso, nós da Altec Assessoria em Informática dispomos aquí algumas regras básicas do que deve ser providenciado em seu estabelecimento para se ter uma estrutura física adequada a automação.

Ao mandar confeccionar os balcôes do seu estabelecimento, lembre-se sempre de solicitar ao seu marceneiro de reservar locais específicos para acomodar o micro computador, sempre com espaço suficiente para que o mesmo não seja enclausurado sem ventilação e que não seja também exageradamente grande, levando-o assim a ficar suscetível a excesso de poeira. uma folga de 15 cm do lado esquerdo e traseiro do computador é o ideal. Lembre-o ainda de realizar as furações no balcão para que possam ser passados os cabos do teclado, mouse, monitor, impressora fiscal, etc... Furos de 3 polegadas são os ideais.

Ao realizar o projeto de instalação elétrica lembre-se sempre de solicitar ao seu eletricista para que a rede onde os micros serão ligados, seja INDEPENDENTE das demais redes do estabelecimento ( Ar condicionado, Luzes, Ventiladores, etc...). As tomadas deverão sempre ter aterramento independente, caso não seja possível, o ideal é realizar um ponto de aterramento externo com no mínimo três hastes de cobre separadas entre sí por no mínimo 1 metro (linha reta ou triângularmente) e desse ponto então distribuir para todas as tomadas onde serão ligados os computadores.

Montar a tubulação dos cabos de rede INDEPENDENTE dos cabos de energia, para que não venha a ocorrer perda de rendimento na mesma devido a interferências, ou problemas sérios de manutenção na mesma quando necessário, por estarem dividindo o mesmo eletroduto ou conduíte. Caso durante o processo de construção do estabelecimento este fato não tenha sido levado em consideração (o que é MUITO COMUM) a resolução disto é bem simples. Bastando-se solicitar a seu eletricista a construção de uma estrutura EXTERNA com eletrodutos (Padrão industrial de instalação elétrica) para que esta seja usada apenas pela estrutura de rede. O custo é baixo a interferência estrutural é mínima e o resultado é excelente, até mesmo a nível de futuras manutenções que forem necessárias.

Lembre-se ainda que de cada computador do estabelecimento, partirá um cabo de rede (a ser deixado no local já pelo eletricista) em direção ao seu servidor (micro principal, onde estará instalado o seu Modem da internet e seu Roteador) portanto atente ao diâmetro dos eletrodutos a serem usados, podendo ser substituidos também por canaletas largas (Linha "X" Padrão industrial) Caso necessite de consultoria na estruturação de sua rede consulte-nos que prestaremos o auxílio necessário, cabendo ao seu eletricista apenas passar os cabos, deixando sempre 3 metros de cabo sobrando em cada fim de curso.