Ao contrário do que costumam citar os "profissionais" da área de automação comercial, nós da Altec Assessoria em Informática, com nossos 15 anos de experiência de mercado deixamos bem claro aos nossos clientes: Não existem micro computadores específicos para automação comercial. O que existem são micros montados por empresas que também fabricam ECFs, e por isso são vendidos com preços MUITO ACIMA do real.

90% dessas máquinas são montadas com muitas seriais, mais com processadores muito fracos, pouca memória e em gabinetes pequenos que irão te trazer dor de cabeça na primeira vez que a fonte do mesmo queimar, pois não há peças para reposição no mercado, deixando você na mão da revenda que poderá pedir o preço que quiser na mesma.

Além das questões citadas, ainda ocorrem em muitos casos a venda de computadores sem Drivers de DVD-ROM, HDs de baixa capacidade, etc... o que torna a manutenção dos mesmos inviável.

Por esse motivo, o que um computador para ser utilizado em seu estabelecimento para automação comercial deve REALMENTE ter, são as seguintes configurações:

Processador Dual Core, Core I3, Core I5, Core I7 ou superior (Jamais usar processadores ATOM), 4 GB de memória DDR3, HD Sata de 500Gb ou mais, 4 Portas USB (Preferencialmente 6), 2 Portas Seriais (a maioria das placas mãe fabricadas hoje em dia, não possuem tal entrada, o que é FACILMENTE resolvido instalando-se uma placa Multi-Serial PCI Express X1, Solicite a instalação da mesma no estabelecimento aonde adquirir seu micro), Drive gravador de DVD, Teclado, Mouse, Monitor e SÓ.

Muitas máquinas com essa configuração podem ser compradas por cerca de 1.100,00 R$ em média nas lojas de informática de Natal/RN, Portanto não seja enganado com computadores "específicos para automação" que chegam a custar até 2.500,00 R$ e não tem um terço da capacidade do que citei.